quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Notícia: O exoplaneta rochoso e quente Kepler 10-b

11 de Janeiro de 2011

A missão Kepler, da NASA, confirmou a descoberta de um planeta rochoso, chamado Kepler 10-b, que gira em torno da estrela Kepler 10. É o menor planeta alguma vez encontrado fora do nosso Sistema Solar.

O Kepler-10b é um planeta rochoso – com uma superfície em que seria possível alguém sentar-se, à semelhança, por exemplo, da Terra, Marte, Vénus ou Mercúrio –, 1,4 vezes maior que o nosso planeta mas muito mais quente. Está 20 vezes mais perto da estrela Kepler 10 que Mercúrio do Sol. Isso significa que as temperaturas diárias numa das suas faces, constantemente exposta à estrela, ultrapassam os 1370 graus Celsius - mais quente do que os mares de lava existentes no interior da Terra.


“A descoberta do Kepler-10b, um ‘mundo’ rochoso de pleno direito, é um marco significativo na procura de planetas semelhantes ao nosso”, indicou Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler a partir do quartel-general da NASA, em Washington. “Apesar de este planeta não estar na chamada zona habitável [a região num sistema planetário onde água em estado líquido poderá existir na superfície do planeta], esta excitante descoberta mostra o tipo de achados tornados possíveis pela missão, com a promessa de que muito mais está ainda por vir”, disse.

A descoberta deste exoplaneta tem por base mais de oito meses de recolha de dados da missão Kepler, entre Maio de 2009 e Janeiro de 2010.

Esta missão, lançada em Março de 2009 e que se desenvolve a partir de um observatório espacial, tem o objectivo de procurar planetas potencialmente habitáveis, semelhantes à Terra.




O Kepler-10b é apenas o mais recente exoplaneta detectado entre uma variedade de outros que têm sido descobertos em torno de outras estrelas fora do nosso Sistema Solar. Até ao momento já foi confirmada a existência de mais de 500 exoplanetas.

A Kepler-10 – uma das estrelas mais brilhantes detectadas pela missão Kepler, com um tamanho aproximado ao do Sol e que fica a mais de 560 anos-luz da Terra – poderá, potencialmente, ter a girar na sua órbita um planeta com características semelhantes às da Terra.


In: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/o-kepler-10b-e-o-planeta-rochoso-mais-pequeno-alguma-vez-encontrado-fora-do-sistema-solar_1474648

1 comentário:

  1. Olá!

    Ainda bem que regressaram aos posts e mais uma vez de interesse bastante elevado!

    No entanto com a leitura do texto surgiu-me uma questão. Este exoplaneta descoberto tem o mesmo "problema" que Mercúrio, ou seja, será que a parte que não está a ser irradiada pela luz proveniente da estrela é também bastante fria ou este exoplaneta tem alguma "sistema de controlo" que não permite tal arrefecimento?

    E ainda outra questão, nesse sistema solar já foram realizados mais estudos - tendo em conta o encontro de mais planeta semelhantes ao nosso planetinha azul?

    Bom trabalho! Keep it on!

    ResponderEliminar